que existia antes do céu e da terra .. .
Como desconheço o seu nome, chamo-o de Tao." Lao Tsé
Na primeira parte do texto tentei colocar da forma mais clara que pude a importância do conceito de Infinito dentro dos assuntos ligados ao Universo e a sua origem, e que o Nada e o Infinito são pólos de uma linha que se tocam e se confundem, este é um assunto bem sutil, não é o tipo de coisa que alguem lê e entende no mesmo momento, caso se interesse é necessário reflexão em cima do assunto a fim de melhorar a compreensão.
Nessa segunda parte do texto irei focar mais em alguns ensinamentos antigos que nos mostram que essa ideia é muito anterior à teoria do Big-Bang, o ser humano naturalmente desde tempos imemoráveis tem o impulso de conhecer e refletir a respeito da origem do Universo e da Existência, e gradualmente estamos cada vez mais nos conhecendo e assim conhecendo o Universo (conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o Universo).
De primeira vou escrever sobre o antigo pensamento oriental a respeito desse assunto, lembrando que as filosofias orientais recentemente têm recebido uma atenção muito mais intensa pela comunidade cientifica devido à correspondência de seus antigos ensinamentos com recentes descobertas da física moderna, por exemplo, o conceito que estou abordando aqui, o Nada (Tao na filosofia taoísta) é conhecido pela Física Quântica pelo nome de ‘’Vazio Quântico’’.
Uma característica fundamental da filosofia oriental é a busca pela percepção da UNIDADE do TODO, ou seja, de forma geral, as filosofias orientais buscam transcender as limitações das percepções sensoriais do corpo carnal e perceber que existe um fluxo de energia que une tudo que existe e para assim se libertar da ilusão de ser individual e isolado, atingindo a Realidade Última, sobre isso também falou Jesus quando disse ‘’conhecereis a Verdade e ela vos libertará’’.
Todas as realidades e verdades(que são muitas) são incompletas e se encontram no domínio da ilusão da multiplicidade, estão dentro do movimento que é uma característica fundamental no Universo manifestado, desde as partículas mais essenciais da matéria até o fluir das fases da vida, no universo como conhecemos tudo vibra e tudo tem movimento, é mutável e se transforma a todo o momento, portanto, se o universo é essa realidade mutável, por outro lado, a força ''original'' causadora do movimento é Eterna, Imutável e Infinita, ideia que na filosofia taoísta é denominada Tao.
‘’O Tao que pode ser expresso não é o Tao Absoluto.
O nome que pode ser revelado não é o nome absoluto.
Sem nome é o princípio do universo.
Com nome, é a Mãe de todas as coisas.
O Ser provém da Fonte Incognoscível.
O Existir nos leva pelos canais cognoscíveis.
Ser e Existir são a Realidade total.
A diferença entre Ser e Existir
É apenas de nomes.
Misterioso é o fundo da sua unidade.
Eis em que consiste a sabedoria suprema.’’
O nome que pode ser revelado não é o nome absoluto.
Sem nome é o princípio do universo.
Com nome, é a Mãe de todas as coisas.
O Ser provém da Fonte Incognoscível.
O Existir nos leva pelos canais cognoscíveis.
Ser e Existir são a Realidade total.
A diferença entre Ser e Existir
É apenas de nomes.
Misterioso é o fundo da sua unidade.
Eis em que consiste a sabedoria suprema.’’
Explicação de Humberto Rohden:
‘’Tao é a Realidade Insondável, o Brahman Absoluto, a Divindade Transcendente que, como tal, não é acessível ao nosso conhecimento finito. O nosso conhecer finito finitiza o Ser Infinito. O Tao é em si mesmo anônimo, inominável. Quando o nominamos, reduzimos a um plano finito o Infinito, relativizamos o Absoluto, parcializamos o todo, colorimos o incolor, personalizamos o impessoal.
‘’Tao é a Realidade Insondável, o Brahman Absoluto, a Divindade Transcendente que, como tal, não é acessível ao nosso conhecimento finito. O nosso conhecer finito finitiza o Ser Infinito. O Tao é em si mesmo anônimo, inominável. Quando o nominamos, reduzimos a um plano finito o Infinito, relativizamos o Absoluto, parcializamos o todo, colorimos o incolor, personalizamos o impessoal.
A Plenitude do Todo nos afeta como sendo a Vacuidade do Nada. Quem olha diretamente para a pleni-luz solar não enxerga nada - por excesso de luz. A Essência do Ser é para o nosso conhecer como se fosse o Nada.
Toda a sabedoria consiste em evacuarmos essa Vacuidade, em nulificarmos essa Nulidade, não para enxergarmos o Todo da Essência, mas para sermos invadidos pelo Todo.’’
Toda a sabedoria consiste em evacuarmos essa Vacuidade, em nulificarmos essa Nulidade, não para enxergarmos o Todo da Essência, mas para sermos invadidos pelo Todo.’’
O Tao de certo não pode ser definido por nenhum tipo de linguagem, então é um erro dizer que o desenho do Tei Gi é uma pura representação dele, pois na verdade o Te Gi representa o processo que se desdobra do Tao, ou seja, a Criação. O branco e o preto e suas formas dentro do circulo lembram polaridade e ritmo(movimento), a Lei da Polaridade e a Lei do Ritmo são duas das 7 leis herméticas, leis que ‘’estruturam’’ o Universo segundo o Hermetismo, e sobre as quais pretendo escrever no futuro.
O simbolo Tei Gi mostra mostra a formação uma onda, que é vibração (também uma das 7 leis herméticas) derivando do círculo que representa o Tao. |